Já ouviu falar em falar em fairy circles ou círculos de fadas?
- Natanael Leitão

- 19 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

O fenômeno é observado com frequência no deserto da Namíbia e ao longo de 1.800 km das planícies africanas. É caracterizado pelo padrão circular de distribuição da vegetação, ficando o meio do círculo descampado.
Os povos indígenas atribuíam o fenômeno a fatores sobrenaturais, daí o nome escolhido.
Pesquisadores se debruçaram sobre o assunto e apontaram duas causas prováveis ao longo dos anos: a presença de cupins ou uma adaptação ao estresse hídrico.
Colônias de cupins foram encontradas exatamente sob os círculos ao longo da extensão do deserto. Acreditava-se que os animais alimentam-se das raízes vegetais e provocavam a morte das plantas. Essa tese vem sendo contestada.
As pesquisas mais recentes apontam que trata-se de uma adaptação vegetal ao estresse hídrico. As plantas na borda dos círculos formam raízes mais desenvolvidas e adaptadas a captação de umidade do solo e conseguem aproveitar melhor os recursos hídricos disponíveis. Isso impossibilita que plantas ao centro do círculo consigam prosperar.
O que antes acreditava-se ser um problema, hoje é considerado como um marcador de saúde ambiental. O fenômeno também está sendo observado em outras regiões.
Originalmente publicado em: LinkedIn




Comentários