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Planejamento de 2023

O planejamento estratégico da startup early stage para 2023 deve começar com as metas de #Marketing e #Vendas. Obrigatoriamente!


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Independente de quão avançado está o projeto de pesquisa, o #empreendedor precisa sempre comunicar a proposta de valor e buscar clientes.


Esqueça um pouco os testes e replicatas e responda as 3 perguntas abaixo para começar o ano:


1- Onde está seu cliente?

Definir o perfil do cliente é importante para saber como irá encontrá-lo. Assim você poderá decidir se fará produção de conteúdo, mídia paga, ligações diretas ou qualquer estratégia que julgue necessária para atrair leads.


2- Como você irá se posicionar?

Estude seus competidores e soluções substitutas para traçar sua estratégia. Não aposte que pelo simples fato de ter um produto melhor, o cliente escolherá você. Desloque seu concorrente, seja agressivo.


3- Quanto precisa vender?

Se você ainda não tem uma máquina de vendas funcionando, não faz sentido estabelecer metas baseadas no mercado. Sua meta deve ser interna, baseada no quanto de recursos financeiros você vai precisar para se manter. O resto entra no cenário otimista.


Bom 2023 e boas vendas!


Originalmente publicado em: LinkedIn

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