O que é um príon e o mal da vaca louca?
- Natanael Leitão

- 3 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Na última semana surgiu em veículos de grande circulação a notícia de que um bovino macho de 9 anos de idade foi abatido no município de Marabá (PA), acometido pelo mal da vaca louca.

O anúncio da doença provocou a suspensão das exportações para a China e a mobilização das autoridades sanitárias no Brasil.
O mal da vaca louca é uma doença neurodegenerativa que provoca sensibilidade sensorial e mudanças comportamentais nos animais. Não existe tratamento para a doença, sendo necessário o abate.
A transmissão interespécie é rara devido a "barreira de espécie", um conceito que explica o aumento do tempo de incubação das doenças e a fração de indivíduos susceptíveis, quando transmitida entre espécies diferentes.
Todavia, cerca de 222 pessoas haviam sido infectadas pela doença dos bovinos até 2012.
O causador desta enfermidade é um #Príon, agente infeccioso incomum que pode se originar naturalmente em humanos e outros mamíferos (forma atípica), ou ser transmitido através da ingestão de alimentos contaminados ou transfusão de sangue (forma típica).
O Príon é uma proteína defeituosa produzida por modificações pós-traducionais de uma proteína natural do hospedeiro. Essas modificações tornam a proteína resistente a ação de proteases ou degradação físico-química, tornando a partícula difícil de ser eliminada.
O acumulo desta proteína no sistema nervoso animal pode levar de 200 dias a 8 anos, antes de manifestar sintomas clínicos. Após início, a doença progride rapidamente (3-6 meses).
Tudo indica que o caso de Marabá foi originado naturalmente (forma atípica), dado a idade avançada do animal. A propriedade também não parece ter relevância comercial, já que o abate de bovinos em unidades de produção ocorre entre 24 e 27 meses de idade.
O Brasil leva a sério os aspectos #sanitários de manejo animal. Tudo indica ter sido um caso isolado sem risco para as consumidores de carne.
Imagem: Poder 360
Originalmente publicado em: LinkedIn




Comentários