top of page

O potencial dos alucinógenos

Atualizado: 3 de mai. de 2023

O #Canabidiol e #Ayahuasca tem mostrado resultados consistentes no controle e tratamento de transtornos mentais. O uso de moléculas alucinógenas em concentrações adequadas contribui para um aumento significativo na qualidade de vida dos pacientes.


Cogumelo alucinógeno

Uma nova aposta entre os psicoterapeutas é na psilocibina. A substância é produzida por mais de 200 espécies de fungos enteógenos, com destaque para a espécie Psilocybe cubensis.


Por ser um fungo cosmopolita e de fácil cultivo (facilmente encontrado em pastagens associado ao esterco de ruminantes), esse microrganismo pode ser mais uma alternativa de tratamento aos dois psicotrópicos naturais mais estudados.


O uso de cogumelos alucinógenos foi capaz de reduzir em 19% a probabilidade de sofrimento psicológico, 14% da ideação suicida, 29% no planejamento suicida e 36% de tentativas de suicido em pacientes de risco.


No segmento veterinário é crescente a busca por psicotrópicos de uso animal. O uso dessas substâncias pode diminuir o estresse dos animais durante transporte, confinamento ou intervenções de manejo, contribuindo para o bem-estar animal e produtividade. Os fungos alucinógenos podem ser excelentes alternativas para o setor.


ref. Souza, JLB (2019)


Originalmente publicado em: LinkedIn

Comentários


bottom of page