Microbioma e one health
- Natanael Leitão

- 29 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2022
O conceito de "one health" vem ganhando força nas rodas acadêmicas nos últimos anos e aponta que a saúde humana não deveria ser analisada isoladamente, mas integrada com a saúde animal, vegetal e ambiental, dado a repertório fisiológico e doenças infectocontagiosas compartilhadas entre os seres vivos.
Nesse contexto, o solo pode ser a pedra fundamental dessa troca de informações, isso é o que aponta o artigo de revisão "Soil microbiomes and one health" publicado na revista Nature em 2022.

A microbiota dos humanos, animais e vegetais compartilham mais de 40 funções relacionadas à saúde e o solo pode ser o pano de fundo para esse grande intercambio de microrganismos.
Já exploramos esse conceito na Ylive ao procurarmos microrganismos em comum entre o sistema digestivo de aves, a cama do alojamento e o propé da equipe técnica responsável pelo cuidado das granjas. Encontramos mais de 15% da microbiota compartilhada entre as amostras, ressaltando a importância do monitoramento do alojamento para manutenção da biosseguridade e desempenho dos sistemas.
Publicado originalmente em: LinkedIn




Comentários