Inovação
- Natanael Leitão

- 22 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Inovação é um troço complicado, porque dependendo do mercado, o propósito desse termo pode ser diferente.

Para indústria de bens de consumo é um novo produto ou processo, para organizações financeiras é um novo modelo de negócios e para sociologia uma nova concepção.
Por ter diferentes significados, é comum a confusão entre as pessoas, o que acaba produzindo graves erros estratégicos, principalmente pela enxurrada de novos entrantes no mercado.
A pessoa trabalha na indústria de alimentos, amanhã está em uma healthtech, semana que vem em uma empresa automobilística. A empresa não sabe quem contrata, o funcionário reproduz modelos pré-concebidos.
O processo de Open Innovation no Brasil é replicado sem nenhuma customização por aceleradoras e empresas (ironicamente, é o que mais exigem das #startups).
Tem chamada aberta com Coca-Cola, Johnson e John Deere, como se o processo de inovação fosse igual para todas.
Tem muita empresa com produtos tradicionais, mas por vestir uma roupa de startup, vende como se fosse inovação. E tem gente que compra!
Originalmente publicado em: LinkedIn




Comentários