As temporadas do intestino
- Natanael Leitão

- 2 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2022
A expressão “meu intestino é um relógio” poderia facilmente ser trocada para “meu intestino é um calendário”, é o que aponta o grupo de pesquisa de Stanford em artigo publicado na revista Science.
Os pesquisadores analisaram durante um ano a microbiota das fezes da tribo Hadza, que vive isolada no Norte da Tanzânia, e constaram uma mudança sazonal na população de bactérias intestinais.

A mudança parece estar associada umidade de cada estação e à disponibilidade de recursos ao longo do ano, já que essa tribo não cultiva nem estoca alimentos e sua dieta é composta apenas por caça, plantas comestíveis e mel coletados.
Quando comparada com as populações industriais, a microbiota intestinal dos Hadza tem muito mais riqueza de microrganismos, parâmetro que utilizamos na YLive como indicador de saúde intestinal. A vida nas cidades reduz a população de bactérias que vivem em nosso intestino e os alimentos ricos em carboidratos e lipídeos nos colocam em um estado pró-inflamatório.
O fenômeno da industrialização é tão forte que até animais de zoológico tem a diversidade da microbiota reduzida quando comparada ao selvagem.
Dar aquele pulinho no interior, tomar banho de rio e comer uma fruta direto da árvore é bom pra cabeça e pro intestino!
Originalmente publicado em: Linkedin




Comentários